segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mariposa Epipleminae em São Paulo (Lepidópteros de Lorena 2 de 5)

Oii, estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre lepidópteros, faço biologia aqui na minha cidade no entanto teve alguns indivíduos que eu não consegui identificar, estou enviando a você e pedindo humildemente que me ajude na identificação, fico grata pela colaboração!!
Obrigada!
Abraços
Bruna Karádi de Lorena, São Paulo

Olá, Bruna!
A conformação das asas desta mariposa é característica comum das mariposas da família Uraniidae, subfamília Epipleminae.
Quanto à espécie ou gênero, ela se parece muito com estas do gênero Disaethria AQUI e AQUI, porém não encontro nenhuma referência sobre a presença deste gênero neste lado do mundo

Bruna:  hum, bem isso complica um pouco para o tcc, também dei uma procurada aqui e não diz nada mesmo! Mas muito obrigada!
=D
Abraços!

Cesar: Não sei qual o nível de identificação necessário para o trabalho, mas Epipleminae sp. já me parece tão bom quanto as "+ dezessete espécies não identificadas ainda" de Hesperiinae naquele documento da Embrapa! xD

Atualização Jun/2021 - Rodrigo Conte: César, olá! Neste site encontrei o gênero Erosia, que bate com essa da postagem.
No caso acho que é a espécie Erosia incolorata. Mas vi que ela está no gênero Epiplema também (Epiplema inclorata), será que houve revisão?
Fotografei uma igual no DF e dei uma pesquisada nessa subfamília e aí achei esse site.

Cesar: O problema com Epiplema sempre foi o mesmo que a Disaethria, a distribuição. Dá uma olhada na distribuição desta espécie no Savella.

Só que, de fato, ela tá listada no CTFB. Alguma confusão existe aí. Isso resolve muita coisa, tenho a impressão de que há outras semelhantes a esta por aqui. Valeu! Em ambos, ela é Epiplema incolorata.

Um comentário:

  1. hum, bem isso complica um pouco para o tcc, também dei uma procurada aqui e não diz nada mesmo!
    Mas muito obrigada!
    =D
    Abraços!!

    ResponderExcluir