quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Exúvia de Mariposa no Pará

Cesar, acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca havia mandado nem um pedido de identificação. Mas, no último final de semana, minha sogra encontrou isso, que parece um exoesqueleto vazio, em seu quintal, na ilha de Mosqueiro, aqui próximo a Belém (PA). Parece um casulo, mas na frente tem umas patas ou garras. Nunca vi nada parecido. Voc~e conseguiria identificá-lo?
Agradeço desde já, e parabéns pelo blog.
Emir Filho de Belém do Pará.
     Emir, infelizmente eu não consigo ver as perninhas ou garras, não sei se não aparece neste ângulo ou se eu não as estou reconhecendo. Por estes espinhos ao longo do abdome, estou quase certo de que esta é a exúvia de uma mosca-ladra (tradução de Robber Fly) da família Asilidae.
     Veja algumas imagens AQUI. É claro que, como elas diferem bastante em morfologia, as exúvias também serão diferentes umas das outras, e na maioria delas não há nenhum registro disponível.

Emir: Cesar, acho difícil ser de uma mosca, pois a exúvia tinha de 8 a 10 cm, se considerarmos as garras (ou patas) que tinham na frente. Embaixo não havia sinal de pernas, e, com exceção destas garras (ou patas) dianteiras, ela parecia um casulo maior que o normal. Obrigado pelo esforço na identificação. Abraços,

Cesar: Emir, eu continuo não vendo as garras. Se as garras são estas "estruturas" na frente, então era o mais fácil, uma mariposa. Penso que as garras devem ser os dois lados do casulo, separados pela abertura por onde o bicho saiu. Encontrei algumas imagens da família Cossidae que se parecem bastante com esta: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3.

Emir: Cesar, eu estava viajando e só hoje pude responder sua mensagem. Agora acho que você acertou em cheio. Obrigado pela identificação.

Cesar: Beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário